Quem Somos

Desde
2015
O grupo de pesquisa OPPHUS (Oficina de Pesquisa e Projeto em Habitação e Urbanização Social), vinculado à Escola de Arquitetura & Urbanismo da UFF, atua com assessoria técnica a famílias e movimentos sociais na luta por moradia digna no estado do Rio de Janeiro. Através de uma abordagem participativa, o grupo busca unir saberes técnicos e populares para desenvolver soluções habitacionais que melhorem a qualidade de vida em territórios marcados por problemas estruturais e de saúde pública. Além de elaborar projetos arquitetônicos, a OPPHUS também promove ações voltadas à acessibilidade, conforto ambiental, estabilidade estrutural e eficiência energética. Com o tempo, o grupo vem ampliando seu campo de atuação, investindo na valorização das práticas da ATHIS (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social), na formação profissional, geração de renda e uso de tecnologias construtivas sustentáveis como adobe, bambu e tijolos de solo-cimento.
Pesquisadoras & Pesquisadores

Alfredo Carlos da Luz Neto
Possui graduação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Urbanismo pelo PROURB- UFRJ (2011). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto. Desde 2013 colaborou com diferentes instituições de ensino como professor. Ingressou no doutorado do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbbanismo da Universidade Federal Fluminense (PPGAU-UFF) em 2022, com conclusão prevista para 2026.

Aline Rocha de Souza
Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2017) e Bacharela em Serviço Social (UFRJ-2004) com formação em Educação Popular pela Pró-reitoria de Extensão da UFRJ (2004). Tenho experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Assentamentos Informais, atuando principalmente nos seguintes temas: Cooperativismo Popular, Economia Solidária, Tecnologia Social, Direito à Cidade e Habitação Popular. Profissionalmente, atuo desde 2004, promovendo educação para a prática do cooperativismo e da autogestão em empreendimentos e redes de Economia Solidária, assim como em projetos para promoção de melhorias habitacionais (ATHIS). Possuo experiência como consultora para o desenvolvimento metodológico e implementação de processos participativos inerentes aos Planos Locais para Habitação de Interesse Social e como coordenadora de projetos socioambientais. Entre 2009 e 2017 exerci a vice presidência e diretoria financeira da ONG Soluções Urbanas, responsável pelo Projeto Arquiteto de Família, premiado pela FINEP na categoria Melhor Tecnologia Social da Região Sudeste – 2013.

Ana Carolina Marques Machado
Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPPUR – UFRJ. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Tem experiência no desenvolvimento e acompanhamento de políticas públicas habitacionais e atuação em assessoria técnica, com foco em Habitação de Interesse Social, para movimentos sociais e organizações populares. Integra a Coletiva de Assessoras Populares do Rio de Janeiro e é pesquisadora do grupo de pesquisa e extensão Oficina de Pesquisa e Projeto em Habitação e Urbanização Social – OPPHUS/PPGAU/UFF, onde é bolsista do projeto Direito à moradia e qualificação profissional em ATHIS.

Anderson Santos Ramos
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente, é estudante de Engenharia Civil na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também participa do Programa de Universalização em Línguas Estrangeiras (PULE-UFF). Atua como voluntário no Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha. Atuou como professor virtual no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), vinculado às Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Realizou estágios docentes no Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAP/INES) e no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ).

Bethânia Soares Azevedo
É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unilasalle/RJ e em Administração pela UFF. Possui mestrado em Economia – IBMEC (2007). Atualmente é administradora sênior – Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Matriz. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Projetos. Possui MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/RJ e pós-graduação em Marketing pela FGV/RJ.

Camila Savioli Silveira
Assessora e arquiteta popular da Coletiva de Assessoras Populares do Rio de Janeiro e integrante da OPPHUS (EAU/UFF), atuando com a equipe nas frentes de projeto arquitetônico, regularização fundiária e planos ação comunitários com grupos em diferentes regiões da cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana. Atuou com Assessoria Técnica em São Paulo junto à FIO Assessoria Popular e com consultoria para planos urbanos regionais e locais. Destaque às atividades recentes com Coletiva junto ao Quilombo As Caboclas, ao Quilombo Ferreira Diniz, à Cooperativa Shangrilá, à Associação Habitacional São Pedro de Alcântara, Ocupação Vito Giannotti e Ocupação Mãe Bernadete Pacífico. Atualmente é doutoranda no Programa de Planejamento Urbano e Regional do IPPUR/UFRJ, sendo mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) com formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Bauru/SP)

Carlos Daniel de Souza Vasconcelos
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Colaborador no Núcleo de Estudos Habitacionais e Urbanos Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (NEPHU/PROEX/UFF). Membro da equipe de pesquisadores voluntários do projeto de pesquisa Cidade.Imagem.Identidade e do grupo de pesquisa Laboratório de Experimentações Criativas-Colaborativas em Arquitetura-Urbanismo-Design-Inovação (colab AUD-I), coordenados pela prof Ana Beatriz da Rocha, EAU-UFF, e cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0335655375137931). Artista 3D (Archviz)

Felipe Carvalho Nin Ferreira
Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano e Regional – IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (2012). Desde março de 2023 trabalha na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima da cidade do Rio de Janeiro. Nos anos de 2021 e 2022, atuou na Assessoria parlamentar da Vereadora Tainá de Paula, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na assessoria da Comissão Permanente de Assuntos Urbanos, na Comissão Especial do Plano Diretor, assim como no acompanhamento das demais proposições legislativas tramitadas na Câmara Municipal do Rio de Janeiro nesse período. Além da experiência acadêmica e da assessoria parlamentar, tem atuado no campo da Habitação de Interesse Social e da luta por memória, verdade, justiça e reparação em relação às violações de direitos humanos cometidas durante a Ditadura Militar, exercendo atividades relacionadas à minha área profissional em ambos os casos. Participa da coordenação estadual da União por Moradia Popular do Rio de Janeiro UMP-RJ, entidade sem fins lucrativos, que atua na luta por moradia popular com autogestão; e no Coletivo RJ Memória, Verdade, Justiça e Reparação. Integra o conselho estadual do Instituto de Arquitetos do Brasil no Departamento do Rio de JaneiroIAB-RJ. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano e regional, análise urbana, memória social, meio ambiente, habitação popular, preservação do patrimônio cultural.

Fernanda Gomes Magalhães
Graduanda no Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, Técnica de Edificações pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Já contribuiu para o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU/IFF). Foi estagiária em regularização fundiária. Tem interesse e atua com questões voltadas para a função social da profissão e políticas como habitação de interesse social, planejamento urbano e regional, direito a terra e moradia.

Gabriel Fernandes dos Santos
Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF), Escola de Engenharia (TCE), Departamento de Design e Tecnologia (TDT), campus Praia Vermelha, Niterói-RJ. Supervisor de Laboratórios do TDT e Coordenador do Laboratório de Modelos e Prototipagem (LMP). Doutor (2017-2021) e Mestre (2014-2016) em Design, área de concentração desenho do produto, linha de pesquisa planejamento de produto, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), campus de Bauru-SP, sendo bolsista CAPES em dedicação integral. Graduado em Design de Produto (2009-2014) na UNESP/FAAC/Bauru. Tem experiência na área do Design de Produto, com atuação nos seguintes temas: Design Participante, Tecnologia Social do Bambu, Trabalho em Grupo e Educação Socioambiental.

Gerônimo Emílio Almeida Leitão
Professor Pesquisador
Arquiteto, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1982), com especialização em Urbanismo (Curso de Urbanismo / UFRJ – 1989). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geo-Ciências da UFRJ (1990) e Mestre em Arquitetura pelo PROARQ / UFRJ (1993). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ (2004). Trabalhou como Arquiteto na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, no Instituto Brasileiro de Administração Municipal e na Secretaria de Estado de Habitação e Assuntos Fundiários, onde foi Diretor da Divisão de Projetos – responsável pelo desenvolvimento de projetos de habitação de interesse social e de regularização urbanística de assentamentos informais -, entre os anos 1982 e 1994. Professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 1995. Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF. Professor do Mestrado em Segurança e Defesa Civil da UFF. Desenvolveu projetos como arquiteto e consultor, no Programa Favela/Bairro, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, tendo sido premiado no Concurso Morar Carioca. Premiado 28 vezes, como autor de projetos, de livros e como orientador de trabalhos acadêmicos. Ex- Diretor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (mandatos: 2007/2011 e 2016/2020).

Heloisa da Silva Marques
Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PROURB/FAU/UFRJ), mestra em Planenajamento Urbano e Regional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e graduada no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense. Atua e tem interesse em habitação de interesse social, políticas e planejamento urbano, e regularização fundiária, participando como assessora técnica na Coletiva de Assessoras Populares do Rio de Janeiro. Possui interesse nas investigações sobre relação entre trabalho e moradia, precarização do trabalho, formas de reprodução social, formas e padrões de segregação territorial. É pesquisadora do Laboratório Direito e Urbanismo do PROURB/FAU/UFRJ

Honório Pinto Pereira de Magalhães Neto
Professor substituto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DAU-ESDI-UERJ). Arquiteto e Urbanista (EAU-UFF, 2013), especialista (2023) em Geografia, Cidade e Arquitetura pela Escola da Cidade, mestre (2017) e doutor (2024) pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Premiado em mais de dez concursos de projeto através de atuação em escritórios, prática própria e atividades acadêmicas. Foi professor substituto (2021-2022) e professor convidado (2022-2023) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins. Associado ao grupo Oficina de Projeto e Pesquisa de Habitação e Urbanização Social (EAU-UFF), desempenhando extensão universitária. Atualmente investiga os impactos das Ações Afirmativas e Lei de ATHIS na formação da arquiteta, arquiteto e urbanista.

Isadora Luana Miranda Moita
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Amapá e Universidade Federal Fluminense (graduação sanduíche) e está cursando o Curso de Qualificação Arquitetura e Justiça: Metodologias Contra-Forenses para Investigação Espacial de Violência de Estado (PPGAU-UFF).
Faz parte do Diretório Acadêmico do Curso de Arquitetura (DACA), compõe a Diretoria de Acessibilidade do DCE da UFF e a equipe de pesquisa do Sítio de Memória e Verdade da Casa da Morte (Petrópolis – RJ).
É estagiária da Divisão de Patrimônio Imóvel da Reitoria da UFF e militante do movimento estudantil pelo Juntos! Tem interesse em Acessibilidade, Arquitetura Sensorial, Habitação de Interesse Social, Bioarquitetura, e na militância feminista, ecossocialista, antifascista, antirracista e anticapitalista.

Isadora Stefany Amorim Silva
Pesquisadora e mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com foco na aplicação de princípios Lean e Indústria 4.0 para aumentar a eficiência, sustentabilidade e inovação na agricultura familiar. Produziu trabalhos relevantes sobre os desafios e oportunidades da transformação digital nesse setor, apresentando soluções estratégicas para políticas públicas e empoderamento social. Experiência em publicações acadêmicas, incluindo artigos completos em congressos renomados como o XII Lean Six Sigma Congress e o CNEG/INOVARSE. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre desigualdades de gênero e políticas públicas na agricultura familiar.

Ivan Silvio de Lima Xavier
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Mogi das Cruzes (1980), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é pesquisador e professor Associado III na EAU-UFF – Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Atua como professor da graduação nas disciplinas de Projeto de Arquitetura III, Planejamento e Gestão em Arquitetura e Urbanismo. Têm experiência na área de Arquitetura com ênfase em Projetos de Edificação, Orçamento, Planejamento e Gerenciamento de Obras, em 2017 lançou o livro Orçamento, Planejamento e Gerenciamento de Obras, Editora RioBooks, com auxílio e editoração da FAPERJ. Realiza pesquisas nas áreas do Ensino; Representação da forma e suas relações com a criação projetual; Orçamento, Planejamento e gestão de obras arquitetônicas e Arquitetura e Concepção Estrutural: Diálogos no Acervo Emilio Baumgart Acervo NPD – UFRJ.

José Roberto de Oliveira
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU-UFF (2020). Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (2000) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo também pela UFF (2006). Participa do grupo de Pesquisa OPPHUS – PPGAU/UFF – Oficina de Projeto e Pesquisa em Habitação e Urbanização Social, também na Universidade Federal Fluminense e Coordenou o Projeto NIDUS ( 2016 – 2018) – Projeto de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social pelo LABHAB – Laboratório de Habitação da EAUD – Campus Niterói. Atualmente é Professor Auxiliar no Centro Universitário UniLasalle – RJ e Coordena o Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia – EMAE. Foi professor substituto no DAU-ESDI- UERJ – Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Design Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( 2022 – 2023) Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Habitação Popular, Assistência Técnica e Assentamentos Informais. Desenvolve atualmente projeto de mapeamentos preditivos em Habitação de Interesse Social, que tem por objetivo a utilização de algoritmos para mapeamento, análise e predição na aplicação de novas Políticas Públicas em Habitação.

Leslie Moreto Mora Gonzalez
Mestre em Arquitetura pela PUC-Rio, com a dissertação Assessoria e Assistência Técnica no Rio de Janeiro: Reflexão crítica sobre a práxis. Possui graduação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP (2007). Faz doutorado em urbanismo no PROURB-UFRJ, pesquisando autogestão habitacional e reabilitação urbana. Compõe a Coletiva de Assessoras Populares do Rio de Janeiro, que atua no estado do Rio de Janeiro, assessorando movimentos sociais urbanos. Tem experiência na área de Paisagismo e Urbanismo, com ênfase em urbanismo e habitação social. Atuou na USINA-CTAH, em São Paulo. Tem como principal interesse: autogestão habitacional, áreas verdes coletivas, tecnologia do urbanismo e infraestrutura verde.

Luana Borges Bevictori
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com interesse em questões urbanas voltadas para a inclusão social e ambiental. Foco em temas relacionados à sustentabilidade e o estudo de minorias no contexto urbano. Tenho o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de cidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis, especialmente considerando o impacto sobre grupos vulneráveis.

Luiza Helena Gualberto
Discente de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (EAU – UFF). Pesquisadora de iniciação científica no Laboratório de Conservação de Energia e Comforto Ambiental (LABCECA) em estudo e simulação do clima urbano, sistemas de energia limpa e renovavéis, clima e chuvas no espaço urbano e planejamento urbano e na Ofícia de Projeto e Pesquisa em Habitação e Urbanização Social, com foco em bioconstrução, canteiro escola de práticas vernaculares e assessoria popular. Possui uma menção honrosa por excelência na monitoria na disciplina Teoria e História da Arquitetura 1. É premiada nos concursos ARS21, ARS22 e SAS23, pela Berliner Hochschule für Technik (BHT), em projeto de baixo carbono para cidades resilientes. É premiada pelo concurso Hackathon – Acessibilidade Cultural 2022, pela Casa da Ciência UFRJ. Possui o certificado Positive Impact Virtual Internship Program – Sinal do Vale pelo Brasil Open Badge. Participou dos projetos de extensão Núcleo de Assessoria Técnica Popular (UERJ) e Experiências Coletivas em Bioconstrução (UFF). Publicou dois artigos na Conferência Científica e Técnica Internacional “Archbud” – Polônia, um artigo no congresso internacional XVII ENCAC/XII ELAC – São Paulo, um artigo publicado na Revista Lugar Comum (UFRJ) e um resumo expandido publicado no congresso internacional RC21 – Chile. Possui experîência profissional em projeto de arquitetura e interiores pelo escritório Sensum Arquitetura, patrimônio cultural e histórico pelo IPHAN, e soluções sustentáveis e certificações pelo escritório Seed Solution.

Marcela Alcântara de Lima e Silva
Discente de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense (UFF), com formação técnica em Edificações pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) de Maricá. Atualmente, trabalha como voluntária no projeto de pesquisa “Uma análise do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades: entre o desejo e a concretização”, onde se aprofunda no interesse pelas políticas habitacionais e pelos processos que envolvem a produção social do espaço urbano.

Maria Clara Brant de Oliveira Freire
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Escola de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal Fluminense. Foi estagiária na Equipe Técnica do Núcleo de Terras e Habitação (NUTH) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (2023 – 2025) e na Equipe Técnica do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (2024). Foi monitora bolsista da disciplina de Conforto Ambiental I (2021). Foi voluntária na organização social TETO Brasil (2018 – 2020).Tem interesse em Planejamento Urbano e Regional, Habitação de Interesse Social, Bioarquitetura, Conforto Ambiental e Expressão Gráfica (em especial a técnica da aquarela).

Maria Laís Pereira da Silva
Possui graduação em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1966), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense . Ministra aulas na pós graduação em arquitetura e urbanismo . Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Estudos de Habitação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação popular- políticas habitacionais (história e gestão), gestão urbana, favelas do Rio de janeiro, políticas públicas e poder local.

Mayanne dos Santos Fernandes
Graduanda no curso de Desenho Industrial pela Universidade Federal Fluminense desde 2023, ex-presidente estratégica da empresa júnior Papo Design e atual vice-presidente do Centro Acadêmico de Desenho Industrial. Se interessa por design de produtos sustentáveis, por design gráfico e por audiovisual. Atua em ações de voluntariado em Niterói e é aluna pesquisadora do projeto “Mobiliários de Bambu para Habitações de Interesse Social”.

Monaliza de Souza Ferreira
Monaliza de Souza é fotógrafa, videomaker e produtora. Iniciou profissionalmente na área de Arquitetura e Urbanismo, tendo sido bolsista de extensão na UFRJ-Laboratório de Habitação da Faculdade de Arquitetura, no período de 2010 a 2013 e Bolsista de Extensão na UFRJ, pelo Observatório das Metrópoles, no Instituto de Planejamento Urbano e Regional, no período de 2014 a 2017. Atuou como auxiliar administrativa e fotógrafa na empresa M. Viana Arquitetura e Construção de 2017 até 2022. Desde então, atua no setor do audiovisual. Atualmente é Produtora e Fotógrafa na Dora Filmes, trabalhando com diferentes produtos do setor audiovisual e com realização de captação de recursos.

Natália Borges de Paiva
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Ativa no Diretório Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo (DACA), Uma das realizadoras da Semana de Arquitetura e Urbanismo (SAU- 2023), participando da sua comissão, atuei como voluntária no Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU-UFF). Tem interesse em Habitação Social, Acessibilidade, e Planejamento Urbano e Regional.

Osvaldo Luiz de Carvalho Souza
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1979), e Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense.Tem experiência em projetos de arquitetura, estruturas em concreto armado e construção. Atuou como docente em cursos de arquitetura em outras IES.

Patrícia Brandão de Souza
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PROURB/FAU/UFRJ) e graduada no curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua com assessoria técnica a grupos populares desde 2018, inicialmente como extensionista do Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ (SOLTEC/NIDES/UFRJ) e, atualmente, integrando a Coletiva de Assessoras Populares do Rio de Janeiro. Trabalha na Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-RIO), desenvolvendo projetos que buscam favorecer a mobilidade urbana e reduzir os sinistros de tráfego. É multiplicadora da Escola de Teatro Popular (ETP), grupo de teatro político que atua no Estado do Rio de Janeiro junto a diversos movimentos sociais, buscando com seu trabalho provocar uma reflexão sobre a realidade e suas contradições através de técnicas e jogos teatrais inspirados no Teatro do Oprimido, metodologia desenvolvida pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal.

Priscila Soares da Silva
Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Regularização Fundiária e Urbanística e Projeto de Habitação Popular. Desenvolve diagnóstico e Planos de Urbanização e atua como pesquisadora em Planejamento Urbano e Regional, Politicas Habitacionais e Urbanização de favelas.

Raíssa Vigneron
Arquiteta e urbanista com experiência em projetos executivos e consultorias em arquitetura residencial, atuando com foco na adequação dos espaços às necessidades dos usuários e na valorização de soluções técnicas e estéticas coerentes com o contexto social. Atualmente participa do grupo de pesquisa OPPHUS, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com interesse nas interseções entre morfologia urbana, bem-estar social e políticas habitacionais voltadas às moradias populares do Norte e Noroeste Fluminense. Tem interesse em arquitetura social, habitação de interesse social, políticas públicas urbanas e conservação de edificações históricas.

Ronaldo de Moraes Brilhante
Ronaldo Brilhante é Professor Adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF. Mestre em Gestão do Espaço Urbano pelo PPGAU/UFF e Doutor em Urbanismo pelo PROURB/UFRJ. Faz parte dos grupos de pesquisa Oficina de Pesquisa e Projeto em Habitação e Urbanização Social (OPPHUS PPGAU UFF) e do Grupo de Geografia Humanista Cultural (GHUM PPGAU UFF). É coordenador de projetos de pesquisa e extensão voltados à Assistência Técnica em Habitação Social (ATHIS).

Saney Luzia de Souza
Mulher cis, preta, mãe-solo. Filha de Dona Hellen e Badu Tincoãs. Graduanda em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora militante, articuladora com movimentos sociais. Defende a agroecologia e agricultura urbana como estratégias de bem viver frente ao capitalismo. Pesquisa e atua no debate sobre soberania e segurança alimentar e nutricional a partir de quilombo e periferia. Por 3 anos fez parte das equipes de coordenação do projeto Pesquisa Militante Investigativa (Militiva) onde investigou os enfrentamentos aos racismos pelos olhares das mulheres. Participa da Articulação Nacional e Estadual de Agroecologia, Rede Carioca de Agricultura Urbana, Teia de Solidariedade da Zona Oeste, Coletiva Popular de Mulheres da Zona Oeste, Aliança Científica Antirracista e coordena a Coletiva As Caboclas, uma ocupação urbana que está em processo de autodeclaração quilombola. Integra a Coletiva de Assessoras Populares do Rio de Janeiro.

Suzanny Barreto da Silva
Doutora em Administração pela PUC-Rio (2021). Bacharel (2013) e Mestre (2016) em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, administradora e professora na UFF. Tenho interesse em teoria geral da administração, marketing, estratégia, gestão de pessoas, organizações e sociedade, RSC e gestão de projetos.